beirute

Conheça Beirute, a cidade que foi durante anos a Paris do Médio Oriente

Beirute é a capital do Líbano e é um destino turistico de eleição no mundo Árabe mas não é muito visitada pelos europeus.

A Cidade Eterna, como Roma, a Cidade Que Nunca Dorme, como Nova Iorque, a Cidade-Luz, como Paris, Beirute foi durante anos uma referência cultural e turística, especialmente nos anos 60.

Até ao eclodir dos conflitos no Médio Oriente, com a guerra dos seis dias particularmente, Beirute serviu de referência para todo o mundo, oriental e ocidental. Era um destino de férias de eleição para a elite intelectual do Ocidente, nomeadamente a francesa, quando ainda era o francês a língua da moda, dos eruditos, da cultura.

Apesar de já não ter esse glamour de outros tempos, continua a ser uma bela cidade, debruçada sobre o Mediterrâneo, agora misturando a arquitectura moderna e contemporânea com a destruição, as ruínas de diversos edifícios e zonas.

De qualquer forma, vale a pena dar uma vista de olhos e é uma interessante escolha de destino de férias, perto de Chipre, da Turquia, da Grécia e todas as suas ilhas, para um belo périplo pelo Mediterrâneo na sua bacia este ou interior.

beirute

O Líbano tem um clima tipicamente mediterrâneo – quente e seco no verão e frio e chuvoso no inverno . No verão a humidade é muito elevada e as temperaturas chegam facilmente aos 30 graus (e não baixam muito durante a noite). O inverno é ameno, com as temperaturas a rondarem os 15 graus. Isto faz com que a primavera e o outono sejam as melhores alturas para visitar o país, e aproveitar as temperaturas quentes mas ainda não desconfortáveis. No inverno, as nuvens e a chuva podem estragar a “paisagem”, e nem todos os hotéis têm aquecimento. A estação alta decorre entre meados de junho e meados de setembro, altura em que os preços dos restaurantes e dos hotéis sobem consideravelmente.