Um dos lugares mais fascinantes do mundo, a Grécia é o destino predileto para turismo de milhares de pessoas todos os anos.
Grécia Antiga
A Grécia, conhecida pelos gregos como Hellas, é considerada por muitos como o berço da música, filosofia e também do teatro. Os Jogos Olímpicos também tiveram lá origem e eram realizados na cidade de Olímpia em 776 A.C.
Foi na Grécia Antiga, no Período Clássico, que os gregos cultivavam a beleza, arquitetura, democracia e esculturas.
Atenas é a capital do país e um espetáculo ao ar livre, principalmente quando andamos perto de Acrópole e visualizamos o Parthenon, o maior cartão postal do local e Patrimônio Mundial pela UNESCO.
A Grécia é portanto muito mais do que lindas praias. Tem uma cultura riquissima o que faz deste país excelente para casais ou grupos com necessidades diferentes pois tem algo para todos.
Qual a melhor época para ir à Grécia?
Saber exatamente quando viajar para Grécia é fundamental para o sucesso da sua viagem. Isso porque, diferente de alguns destinos onde é possível visitar em qualquer época, no país não é bem assim.
Para quem quer ter as melhores experiências e aproveitar tudo o que o país tem para oferecer, faça uma viagem para o destino durante o verão europeu.
Você encontrará uma Grécia vibrante com temperaturas agradáveis e sol brilhando forte a maioria dos dias.
As chuvas nesta época são muito raras, o que favorece os passeios ao ar livre e muita curtição nas praias de todo o país.
Se você quer conhecer a Grécia e todas as suas atrações, evite viajar entre os meses de dezembro e abril, por ser uma altura marcada por frio e muita chuva.
Cidades e ilhas na Grécia mas populares para turismo
- Santorini
- Mykonos
- Ios
- Zakynthos
- Cefalônia
- Atenas
- Olimpia
- Meteora
- Creta
- Cabo Sounion
Voos para a Grécia
Se vem de fora da Europa, como por exemplo do Brasil, terá que fazer ligação por alguma capital Europeia.
Se vem de Portugal, existe ligação direta de Lisboa a Atenas mas se quer viajar para outra cidade Grega como Santorini vai ter que fazer escala.
Os preços médios de Portugal para a Grécia rondam os 200€ ida e volta mas já sabe que isso depende de muitos fatores.
Sugestão de roteiro pela Grécia
Um roteiro com os destaques da Grécia pode ser combinado com um pulo até a Turquia ou misturando bem destinos de continente e insulares. Fora os programas fechados dos cruzeiros, o viajante independente pode fazer um circuito com quatro noites em Atenas, uma em Olímpia e duas ou três na região de Meteora. Daí, siga para Delfos (de passagem por Tebas) e uma semana nas ilhas, incluindo Delos, Mykonos e Santorini. Na “perna” das ilhas, você pode optar por mini-cruzeiros de três a oito noites, passando inclusive pelo litoral turco, com paradas em Éfeso e Kusadasi.
O que levar para turismo na Grécia
Que tipo de roupa levar na mala vai depender do período que pretende visitar o país, e por quais cidades vai passar. Para quem vai viajar para Grécia no verão é importante levar roupas leves e confortáveis, porque o calor no país é intenso.
O ideal para passear por Atenas e outros sítios históricos é o combo short, camiseta e tênis, pois para visitar os monumentos é uma opção muito confortável.
Para quem vai para as ilhas gregas, não esqueça dos biquínis/sungas, saídas de praia e vestidos. É muito importante usar também protetor solar, óculos escuros e chapéu, para se proteger o sol.
Por sua vez, no inverno as temperaturas caem bastante. Em Atenas, as temperaturas neste período variam entre os 10° e 15° durante o dia, e 5° durante a noite.
Melissani – um paraíso desconhecido
Se este sítio não lhe dá vontade de viajar, não sei o que dará.
Chama-se caverna Melissani e fica na costa Este da ilha Kefalonia na Grécia.
Segundo a mitologia Grega esta caverna era o lar das musas e a água azul turquesa deixa qualquer um encantado:
A Grécia é um dos reis do turismo na Europa e está a roubar muitos turistas a outros países pelas suas belas praias e cultura rica.
É também um dos destinos mais baratos na Europa.
Aproveite enquanto não é muito procurada!